Divirta-se com os disquinhos prateados da Sony

Os cães ladram, a caravana passa e o PlayStation continua sendo o console mais popular de todos os tempos. Saiba como tudo começou e descubra como rodar os jogos no seu micro!

Emulação de PlayStation em PC já foi considerada uma missão impossível. Atualmente, com o poder crescente das máquinas, já se pode brincar no micro quase tão bem quanto no console propriamente dito. Mas vá convencer a Sony das vantagens dos emuladores... :-)

É claro, o fabricante do PlayStation não está nada satisfeito com a proliferação de emuladores. Pre$$ionado$ pela Sony, os dois maiores emuladores comerciais (Bleem! e Virtual Game Station) foram para o brejo e não recebem atualizações há tempos. Mas há bons programas freeware, como o ePSXe, que transformam o PC num PlayStation e estão em contínuo processo de aperfeiçoamento. Confira!

Download

Antes de mais nada... Para seguir as instruções é preciso ter um conhecimento básico de operação do Windows, conforme a necessidade (calma, não é nada complicado!). As instruções abaixo se referem a Windows 32 bits numa configuração típica; a sua realidade pode ser diferente.

Antes de testar o ePSXe, veja se você tem tudo que precisa para rodá-lo:

- Um computador muito rápido. Pode até rodar num Pentium de 200 MHz, mas recomenda-se pelo menos um Pentium II de 450 MHz. E quanto mais, melhor;

- 32MB de memória RAM (128 MB recomendados);

- Placa de vídeo 3D muito rápida;

- Windows 95 ou superior;

- DirectX 7.0a ou superior;

- Drive de CD-ROM de 16X ou superior (para rodar os CDs de jogos);

- Um descompactador de arquivos como o BraZip (só para abrir o pacote compactado e, conforme a necessidade, as ROMs dos jogos).

IMPORTANTE: diferentemente da maioria dos emuladores, não há um único pacote completo do ePSXe com todos os componentes necessários. Por isso você precisa baixar cada componente separadamente!!! Confira aqui quais são os itens de que você vai precisar e clique nos links para baixar os arquivos:

1) emulador: ePSXe básico (256KB) - Programa propriamente dito, versão 1.5.2 para Windows. Não inclui os plugins abaixo.

2) ROM da BIOS do PlayStation (236KB) - Neste caso, a versão NTSC da BIOS, compatível com a maioria dos jogos disponíveis.

3) Plugin de GPU (vídeo) (486KB) - Inclui dois plugins (Direct3D e OpenGL) em um só pacote. Funciona com a maioria das placas. Se esta versão não funcionar, experimente esta. Se sua placa for da 3dfx (Voodoo2 em diante), use este plugin. Em casos mais específicos, ou seja, se você estiver enfrentando problemas com o vídeo no emulador, há um festival de plugins alternativos no site NGEmu.com.

4) Plugins de áudio (opcionais) - Não costuma ser necessário, mas se o plugin interno do ePSXe não funcionar dentro da expectativa, experimente um destes:

- Null2's SPU Driver (19 KB)

- Pete's DirectSound SPU (25 KB)

- Iori SPU (97 KB)

5) Plugin de CD-ROM (52KB) - O ePSXe já vem com dois drivers básicos embutidos (um para Windows 95, 98 e Me, outro para Windows NT ou superior), mas se você estiver em busca de um desempenho melhor, experimente este plugin.

Instalação e Configuração

Baixou os arquivos listados acima? Então vamos continuar o procedimento de instalação:

1) Crie uma pasta fácil de acessar (de preferência, na própria Área de Trabalho). Em nosso exemplo, a pasta se chamará "PS" (sem as aspas).

2) Descompacte todo o conteúdo do pacote do ePSXe (o arquivo "epsxe152") para a nova pasta. Mantenha a estrutura de pastas original.

3) Descompacte o arquivo da BIOS para a pasta "BIOS" (essa pasta foi criada automaticamente na etapa anterior) que se encontra dentro da pasta "PS".

4) Descompacte o plugin de GPU para a pasta "PLUGINS" que se encontra dentro da pasta "PS".

5) Descompacte o plugin de áudio (se necessário) para a pasta "PLUGINS" que se encontra dentro da pasta "PS".

6) Descompacte o plugin de CD-ROM (se necessário) para a pasta "PLUGINS" que se encontra dentro da pasta "PS".

Abra a pasta na qual você descompactou os arquivos do ePSXe (no nosso caso, a pasta "PS" que se encontra na sua Área de Trabalho). Dentro dessa pasta, clique duas vezes no ícone do aplicativo "epsxe" (o ícone tem a forma de um controle de PlayStation). Em Windows NT ou 2000: Se quiser rodar jogos em CD-ROM, você precisará executar o ePSXe com privilégios administrativos.

Na primeira vez em que o ePSXe for executado, você será conduzido ao assistente de configuração. Avance pelo assistente e selecione a BIOS e os plugins que você desejar (ou precisar) usar. Se faltar algum componente indispensável, você será alertado pelo assistente.

Perto do fim do assistente de configuração, você pode redefinir as combinações de teclas para emular o gamepad no teclado do PC.

Isto é tudo! Se precisar reconfigurar o ePSXe, vá ao menu Config na tela principal do programa.

Como usar o emulador

Quer jogar, né? Há inúmeras formas de se obter jogos de PlayStation por aí (não vamos entrar em detalhes), mas não há nada tão simples quanto usar um CD de PlayStation de verdade - o mesmo que roda no console da Sony propriamente dito. Ponha o CD no drive, vá ao ePSXe e clique no menu File | Run CDROM. É só? Provavelmente.

Na verdade, nem todos os jogos funcionam: um ou outro pode rodar mal, ou não rodar de jeito nenhum, dependendo de vários fatores:

- o jogo específico,

- a máquina,

- os drivers,

- a configuração do ePSXe.

Como alternativa, o arquivo ISO

O seu drive de CD-ROM funciona mal no ePSXe? Dê uma turbinada no desempenho do emulador usando arquivos ISO. Cada arquivo ISO é uma cópia exata de um CD-ROM (de PlayStation ou de qualquer tipo), que pode ser usada para gravar um novo CD ou (no caso do ePSXe) poder ser lida diretamente do disco rígido - que é bem mais rápido.

Para gerar o arquivo ISO, experimente usar um programa especializado como o WinISO; vários programas populares de gravação de CDs (geralmente incluídos com os drives de CD-R) também suportam a criação desses arquivos.

Sites de ROMS (Jogos)

- Não disponível