Saiba um pouco sobre Mídia

O processo de gravação em CD-R foi patenteado pela Mitsu Chemicals, e é baseado em uma substância chamada phthalocyanine
A mídia apresenta o aspecto dourado (gold media) CD-Rs com este tipo de midia são fabricados pela Kodak e pela Mitsui. Outras empresas desenvolveram outro tipo de mídia, na cor verde (green media), baseada em uma substância chamada cyanine. Esses discos são produzidos pela Sony e TDK, entre outras.
A Verbatin patenteou um outro tipo de mídia, na cor azul (blue media), também baseada no cyanine.

A Mídia dourada phtalocyanine apresenta vantagens sobre as mídias verde e azul (cyanine), mas seu preço é sensivelmente superior. Uma delas é a maior vida útil, estimada em cerca de 100 anos, contra cerca de 15 anos obtidos com as outras mídias (a vida útil é estimada por processos de vários tipos de radiação de envelhecimento, baseados em stress térmico e aplicação de vários tipos de radiação.

A outra vantagem são os melhores resultados obtidos nas gravações em alta velocidade. Podemos encontrar CD-R capazes de ler em altas velocidades, tão rápidos quanto os drives de CD-ROM moderson mas bastante lentos ao fazer as gravações (1X, 2X, ou 2X são os tipos mais comuns). Ao gravar em 1X (uma gravação demora cerca de 1 hora), todos os tipos de mídia apresentam resultados semelhantes, com baixas taxas de erro ( ou seja, o CDs que você grava podem ser lidos com sucesso em praticamente qualquer drive de CD-Rom). mas a situação poderá se diferente nas velocidades de gravação superiores. Por exemplo, ao gravar em velocidade 2X (uma gravação completa, dura cerca de meia hora), você poderá obter maiores taxas de erro (impossibilidade de leitura em certos drives) nas mídias verde e azul que na mídia dourada. Mais crítica ainda é a gravação em 4X.
Na verdade, muitos fabricantes de gravadores de CD-R nesta velocidade recomendam o uso de mídia dourada.

<< Voltar |