Programas de transformação em MP3

Iniciando: A transformação de CDs de música em MP3s é feita num processo de duas etapas. Primeiro, o áudio do CD é transferido do drive de CD-ROM para o disco rígido por um programa chamado ripper. Em seguida, outro programa, chamado encoder, converte em MP3 o arquivo resultante.

Hoje em dia os principais programas de criação de MP3 contêm rippers e encoders num pacote único e fácil de usar. Outros, porém, dependem de rippers ou encoders não incluídos. Portanto, atenção ao sair em busca de programas. E verifique direitinho: a maior parte dos rippers/encoders que são distribuídos de graça têm funções limitadas em relação às versões pagas.

MusicMatch Jukebox
Um programa tudo-em-um que toca MP3 e CDs de música, extrai faixas para MP3 (agora com qualidade decente até para os usuários não-pagantes do programa), monta playlists abrangentes, grava arquivos em CD-ROM e até apresenta um itinerário para achar arquivos na Rede. A interface pode ser inicialmente um pouco complicada, mas é um programa imperdível.
** 

AudioCatalyst
Um software espertíssimo que transforma seus CDzinhos de música em arquivos MP3, faixa por faixa. E sem deixar você morrer de tédio: o mecanismo de geração de arquivos de música é baseado no rapidíssimo encoder XingMP3. Durante o processo, plugue-se à Internet e deixe o AudioCatalyst consultar o CDDB (Compact Disc Database) para incluir automaticamente o título e o nome do artista. Alguns recursos estão ausentes da versão grátis do programa.

Audiograbber
Lembra daquelas fitas cassete que pareciam dormir o sono eterno no fundo da gaveta? Ligue o tape deck à entrada de áudio da placa de som e use o Audiograbber para dar uma nova vida (digital) à música de antigamente. E, como de costume, também funciona direitinho para "ripar" suas bolachinhas prateadas, sem escalas, direto do drive de CD-ROM para o disco rígido.

HyCD Play&Record
Tudo que você precisa para tocar CDs de música e arquivos de som em MP3 e vários outros formatos -- e, é claro, transformar CDs em MP3s. A interface interessante é apenas a cereja do bolo. É grande (11MB) e só vale por dez dias, mas vale a pena experimentar.

Transformar MP3 em CDs normais de música

Gravando arquivos MP3 em CD-ROM? Como quaisquer outros arquivos, os MP3s podem ser gravados em CD-ROM com o uso de um drive gravador de CD-R (é meio caro, mas vale a pena; consulte seu fornecedor de equipamento). Vantagem: um único CD-ROM tem capacidade para mais de dez horas de MP3 de alta qualidade. Desvantagem: esse disquinho prateado só será lido por computadores (a maioria dos aparelhos de som não o reconhece). Para gravar CDs de música, leia abaixo...

Gravando em casa um CD de música (compatível com aparelhos de som comuns) com os MP3 da minha coleção? A grande vantagem é a compatibilidade, mas o disquinho rende pouco espaço em comparação ao CD-ROM (leia a nota acima): como nos CDs comprados nas lojas, não cabe muito mais que uma hora de música em cada disco. Para fazer a gravação, além do gravador de CD-R, é preciso usar programas específicos. Alguns constumam ser incluídos com os próprios drives gravadores, mas pode-se encontrar vários programas alternativos como os citados abaixo.

AudioCD MP3 Studio 2000 -- A grande vantagem é a facilidade de uso: transforma arquivos MP3 em faixas de CDs convencionais em uma só etapa, sem trabalhosas conversões de formatos de arquivos. Também funciona no sentido inverso, extraindo músicas de CDs para o disco rígido. O shareware custa 19,95 dólares; também é possível comprar o MP3 Studio 2000, na caixa, através das lojas especializadas.

Feurio! -- Além de auxiliar a gravação de CDs, também quebra um galho para nomear as "ripagens" de discos existentes: o Feurio! consulta na Internet o serviço CDDB e "pesca" os títulos corretos das músicas. Vem até com editor de capas de discos. Disponível em versão de avaliação sem limitações.

MP3 CD Maker -- Também trabalha diretamente com arquivos MP3, poupando o tempo do usuário. Pequeno (1,2 MB), fácil de usar e bem documentado, ainda assim pode parecer antipático a quem experimenta: a versão de avaliação só permite gravar 4 MP3s em cada CD.

HyCD Play&Record -- Compatível com a maior parte dos gravadores de CD do mercado, o programa faz tudo que estiver relacionado com áudio digital (inclui ripper, encoder, player e criador de CDs) e ainda aceita alguns plug-ins (cobrados à parte) muito interessantes.

Um programa não-shareware de grande popularidade é o Easy CD Creator Deluxe, um "canivete suíço" de gravação de disquinhos, atualmente na versão 4.0. O preço: 89 dólares na loja online da Adaptec

Microdicas Home Page

<< Voltar |