Queimando CD no PC


alguns ajustes simples podem acelerar as gravações

Unidades de CD-R e CD-RW são famintas. Exigem um fluxo de dados ininterrupto da unidade de CD-ROM ou de disco de origem para o CD vazio de destino. Se seu PC não puder satisfazer os requisitos alimentares exigentes da sua unidade, então você terá problemas. Até uma breve pausa no fluxo de dados pode resultar em um erro conhecido por buffer underrun, que arruína sua sessão de gravação, chegando a desperdiçar um disco bom.

Para resolver esse problema, basta reduzir a velocidade de gravação: de 8X para 4X, por exemplo. Obviamente, velocidades mais lentas significam tempos de gravação mais longos. Portanto, antes de concordar com essa opção, veja se alguns ajustes simples podem acelerar a transferência de dados de seu PC e maximizar o desempenho da sua unidade de CD-R ou CD-RW.

Observação: as dicas a seguir se referem exclusivamente a unidades IDE internas e não a unidades externas de porta paralela ou USB.

Alivie a carga
Faça o que for possível para reduzir a carga de processamento na CPU enquanto você estiver queimando um disco. Isso vai além de fechar todos os aplicativos abertos no momento. Você também deve desabilitar a proteção antivírus em tempo real, protetores de tela, programas de telefonia e qualquer outro software que estiver sendo executado em segundo plano e que possa interromper o fluxo de dados. Procure na bandeja do sistema (canto inferior direito da tela) ícones representando os programas que estão ativos.

Curiosidade
na velocidade 2X leva 36 minutos
na velocidade 4X leva 18 minutos
na velocidade 8X leva 10 minutos
na velocidade 12X leva 6 minutos

Em Rede
Se você estiver em rede, encerre a conexão ou, pelo menos, desabilite o compartilhamento de impressão e arquivos sob Propriedades de rede para que ninguém atole sua unidade de disco rígido enquanto você tenta queimar um CD. Clique com o botão direito do mouse em Ambiente de Rede na área de trabalho, selecione Propriedades, clique no botão Compartilhamento de arquivos e impressoras sob Configuração e certifique-se de que a opção Desejo que outros usuários tenham acesso a meus arquivos não está marcada.

Elimine Ações Duplicadas
Um truque final: escolha Iniciar-Programas-Acessórios-Ferramentas de sistema-Informações sobre o sistema e selecione Utilitário de configuração do sistema sob o menu Ferramentas. Clique na guia Iniciar. Você verá uma lista de programas que seu sistema inicia automaticamente sempre que dá boot. Certifique-se de que não há instruções de partida duplicadas, que podem tornar seu sistema instável.

Use seu disco
Quando você copiar um CD ou CD-ROM de outra unidade, certifique-se de que o software de gravação está configurado para usar sua unidade de disco rígido como um cache mais veloz para os dados que estão fluindo para a unidade de CD-RW. Transferências diretas de, digamos, uma unidade de CD-ROM para uma unidade de CD-RW são mais suscetíveis a erros buffer underrun, sem dizer que seria necessária uma unidade de origem muito veloz para manter um fluxo de dados confiável. O software de gravação deve usar a unidade de disco rígido por default.

Use DMA:
A maioria das unidades de CD-RW é compatível com DMA (Direct Memory Access), recurso que, quase sempre, melhora significativamente o desempenho da gravação. Se você usa o Windows 98 ou Me, pode ativar ou desativar DMA para sua unidade de disco: selecione Iniciar-Configurações-Painel de controle, dê um clique duplo no ícone Sistema, clique na guia Gerenciador de dispositivos, selecione a unidade de CD-RW sob CD-ROM, clique em Propriedades, clique na guia Configurações e marque a caixa DMA. Em alguns PCs, o uso de DMA pode causar problemas. Se você tiver dificuldade para queimar CDs e o DMA estiver ativado, experimente desativá-lo.

Se você utilizar uma unidade de CD-RW ATAPI (IDE), certifique-se de que ela está ocupando um canal IDE diferente da unidade de disco rígido. A maioria dos PCs atuais vem com dois canais IDE – principal e secundário – embutidos na placa-mãe. Cada canal pode trabalhar com dois dispositivos IDE em um único cabo: um mestre e um escravo. As unidades de disco rígido devem sempre estar no canal principal e os dispositivos ATAPI (se houver), no canal secundário.

Maximize o cache
Certifique-se de que as configurações de cache do seu CD-ROM estão maximizadas. Clique com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador e selecione Propriedades. Escolha Sistema de arquivos na guia Desempenho e selecione CD-ROM. Sob Configurações, deslize a barra Cache suplementar para a direita e selecione Velocidade quádrupla ou superior.

Dê mais firmeza ao firmware
Algumas unidades de CD-ROM, CD-R e CD-RW vêm com firmware atualizável – instruções de operação localizadas em um chip na unidade, como o chip que acomoda o BIOS do PC. Pergunte ao fabricante da sua unidade se existe uma versão mais recente do firmware (Em geral, um arquivo executável é publicado na seção de suporte do site do fabricante e pode ser transferido pela Internet.). O número da versão atual está na guia Configurações da página Propriedades da unidade no Gerenciador de dispositivos.

Arrume o disco
Os dados saem mais rápido de uma unidade de disco rígido do que de um CD, mas só se a unidade estiver funcionando com eficiência máxima. Execute o ScanDisk (Iniciar-Programas-Acessórios, Ferramentas de sistema) com a caixa marcada para corrigir automaticamente arquivos cross-linked e clusters perdidos. Se escolher a opção Completo, o disco também será analisado em busca de erros. Por fim, execute o Desfragmentador de disco (em Ferramentas de sistema) para otimizar a estrutura de arquivos.
Usuários do Windows 98 podem aumentar o cache reservado para dados do disco rígido usados com freqüência. Selecione Iniciar-Configurações-Painel de controle, dê um duplo clique no ícone Sistema, escolha a guia Desempenho, selecione Sistema de arquivos, clique na guia Disco rígido e, sob Função deste computador, mude Computador pessoal para Servidor de rede.

Case a mídia com o disco
Discos mais antigos e mídia genérica barata podem estar classificados para gravar à velocidade de 8X ou até 4X, mas um disco de CD-R 8X grava confiavelmente a 12X na sua máquina. Tudo depende da mídia e da unidade que você usa. Para descobrir a marca ou o modelo que funciona melhor na sua unidade, você tem que experimentar, mas deve começar com as marcas recomendadas pelo fabricante da sua unidade.
Se esses métodos não aumentarem o desempenho do gravador de CD, você provavelmente terá que gastar algum dinheiro a mais na compra de um hardware melhor. Porém, antes de hipotecar o sítio para obter o que existe de mais novo e fantástico, considere a compra de uma nova unidade de CD-RW que usa uma tecnologia projetada para evitar erros de buffer underrun. Apesar de não termos testado formalmente a eficácia dessas tecnologias na tarefa específica de evitar essa categoria de erro, ainda não vimos uma unidade que use as novas técnicas arruinar um disco.

Mantenha a limpeza:
Poeira, sujeira e gordura podem acumular-se no sistema óptico da unidade e na superfície de CDs, atrapalhando o processo de gravação. Kits com um CD especial que limpa a unidade custam pouco na maioria das lojas de computador, mas veja com o fabricante da unidade de disco o método de limpeza aprovado antes de usar o kit. Lave os CDs com água e passe um pano sem fiapos na direção do raio do CD, do centro para fora. Os CD-Rs são bem mais delicados do que os CDs convencionais e precisam de mais cuidado. Evite etiquetas adesivas e nunca escreva sobre os discos com uma caneta pontuda.

Fonte de Informação:

Revista PC World

<< Voltar |