Página Principal
Ajuda
Músicas
Dicas
Entre em contato conosco...

logo_direita1.jpg (553 bytes)

noticias_fio.jpg (720 bytes)

Sound Forge
Parte 2

 

Para ler a primeira parte deste tutorial, CLIQUE AQUI. Para continuar lendo, presumimos que você já leu a primeira parte e sabe selecionar e gravar arquivos com o Sound Forge.

:: Adicionando efeitos...

Com o Sound Forge pode-se adicionar inúmeros efeitos as músicas, tais como remover vocais, cortar músicas, adicionar eco, fazer fade-in e fade-out (a música vai "abaixando de volume" gradativamente, como em alguns CDs). Vamos a alguns deles:

:: Tirando os vocais das músicas...

O único jeito de se retirar o vocal das músicas já mixadas (CDs), que é o método que os aparelhos de som usam, pluguins e etc. usam é tirar da música tudo aquilo que é gravado com o mesmo volume em ambos os canais (esquerdo, direito). Geralmente a voz é gravada assim, mas sempre existem exceções. O triste é que nas gravações mais antigas (como a maioria das coisas do Chico Buarque) bateria e baixo também ficam exatamente no meio do estéreo... consequentemente elas será retiradas também com este método.

Parar tirar os vocais com o Sound Forge, faça assim:

1) Abra a música no Sound Forge (obviamente, hehehe)

2) Clique em "Process" -> "Channel Converter"

3) No menu "Name" (ou Preset no Sound Forge 5.0), escolha "Stereo to Stereo - Vocal Cut (remove center material)". Está no final da lista.

4) Clique em OK e ainda não salve a música (pode-se também dar um "preview" para ver como vai ficar ou ainda, usar este efeito em somente um trecho da música, selecionando-o).

5) Abra a mesma música, na versão original, onde ainda não foi adicionado o efeito citado acima, em outra janela do Sound Forge.

6) Equalize-a (Process -> EQ -> Graphic) de modo a tirar as frequencias médias, onde ficam os vocais. Deixe essa frequencias no zero. A intenção é deixa escapar o mínimo possível da voz do cantor, reforçando graves (baixo) e agudos, onde a voz do cantor não chega.

7) Selecione a música inteira e digite CTRL+C para copiar. Volte para a janela anterior (onde vc tinha aplicado o Channel Converter), digite W (para colocar o cursor no início da música) e no menu Edit, escolha "Paste Special" -> "Mix". Em "Name", escolha "Normal Mix" e clique em OK.

8) Veja com ficou. A voz escapa um pouco, mas fica BEM mais baixa que o original...

:: Cortando arquivos grandes... (CD´s inteiros gravados em um único arquivo wave)

O objetivo é separar em diversas faixas arquivos grandes. Encontra-se aos montes na internet CDs inteiros gravados em um único arquivo .mp3. FAÇA UM BACKUP ANTES!. Como o Sound Forge abre diretamente arquivos mp3, abra-o. Antes de mais nada, é preciso enfatizar que o arquivo vai ocupar uma boa parte do seu HD e consumir muita memória, portanto, se você tem algum outro programa aberto com assuntos importantes, fecho-os ou salve-os.

Com o arquivo aberto, vá até o final dele (digite E para ir mais rápido) e começe a selecionar (se você não sabe selecionar, veja a primeira parte deste tutorial, clicando aqui) a última música, do final para o início. Por que fazer o contrário? Por que para cada "corte" o SoundForge irá criar um arquivo de backup e fazendo-se ao contrário economiza-se um um espaço em HD e tempo! :) Após selecionada a última música, digite CTRL+X para recortar este trecho, clique em NEW (File, New) e digite CTRL+V para colocar. Salve este arquivo com o nome da música e volte para o início deste parágrafo.

:: Fazendo um Fade-out (diminuir o volume gradativamente ao final da música)

Selecione entre 3 e 5 segundos finais da música. Clique em Process > Fade > Out... pronto... :)

Experimente! Faça o mesmo selecionando outros trechos da música e utlize os menus PROCESS e TOOLS para verificar alguns efeitos do Sound Forge! :-)

 




copyright © 1998-2000 by Central MP3