CONVERTENDO FITAS DE VÍDEO EM CD'S

Que tal converter suas fitas de vídeo em cds que podem ser executados no drive de cd-rom do computador ou num aparelho de DVD? Neste tutorial, vamos mostrar, passo a passo, como fazer isso. Em linhas gerais, são necessárias três etapas para cumprir essa tarefa. Primeiro, capturar o vídeo - ou seja, converter a informação analógica da fita cassete para um arquivo digital no disco rígido. Depois, é preciso converter esse arquivo para o padrão MPEG-1 e, por fim, gravá-lo num cd em formato Video Compact Disc (VCD). Neste formato, é possível armazenar até 80 minutos de vídeo numa mídia comum. Com qualidade idêntica à das fitas VHS, o VCD tem a vantagem de permitir a leitura do disco em aparelhos de DVD e também em micros com drive de DVD ou cd.

Para transferir o vídeo da fita cassete para o disco rígido, vamos usar o capturador Video Blaster MovieMaker, da Creative Labs. Trata-se de um periférico externo que faz a digitalização de vídeo e se liga ao micro por uma porta USB. O MovieMaker substitui uma placa para captura de vídeo e se destaca pela facilidade de configuração e operação. Basta instalar o driver e os programas que vêm com o equipamento e depois ligá-lo ao computador. Não é necessário abrir o micro. Além disso, o programa de controle do MovieMaker permite executar os três passos para a produção do VCD, o que simplifica consideravelmente o trabalho.

Neste tutorial, mostraremos também como agir se, em vez do MovieMaker, você já tiver em seu micro uma placa de captura. No segundo passo, vamos usar o programa TMPGEnc (download: www.tmpgenc.com, 876 KB), que converte o arquivo capturado da fita, em formato AVI, para o formato MPEG-1 (arquivo MPG). Por fim, para produzir o disco VCD, usaremos um software comum de gravação de cds. Nessa tarefa, pode-se usar um programa como o shareware Nero Burning ROM (download: www.ahead.de) ou o Easy CD Creator, Deluxe ou Platinum (www.roxio.com), que não tem versão demo. Você vai precisar, ainda, de um aparelho de videocassete (ou de uma câmera) para executar o vídeo e transferi-lo ao computador. Outro recurso importante é espaço no disco rígido. Reserve, no mínimo, 2 GB para a produção de um cd completo.

Está tudo pronto para a captura de vídeo. Abra o programa Video Blaster MovieMaker. Como padrão, ele registra vídeos no formato genérico MPEG-1. Mas há também a opção de gravar arquivos já otimizados para Video CD. Para ligar essa opção, clique em Settings, na tela principal do programa, e depois escolha a orelha Recording Options. Nesta, marque o item Video CD. Portanto, isso elimina um passo da tarefa, que seria a conversão de AVI para MPEG-1 ajustado ao Video CD. Agora, vamos começar a gravação. Coloque no videocassete a fita a ser digitalizada e acione o botão Play. Uma tela auxiliar do MovieMaker mostrará as cenas que estão sendo lidas no vídeo. Na tela do programa, clique no botão Record. Lembre-se de que no cd só haverá espaço para, no máximo, 74 ou 80 minutos de vídeo - conforme a mídia. Se você tiver uma fita mais longa, terá de digitalizá-la em dois arquivos e gerar dois cds.

Terminada a digitalização, você tem no disco rígido um arquivo MPEG-1 (extensão MPG). Na verdade, você pode ter mais de um arquivo, se quiser juntar num mesmo cd uma seqüência de pequenos clipes. O passo três é a gravação do VCD. Para facilitar as coisas, renomeie os arquivos (que em geral têm nomes como Video001. mpg, Video002.mpg) com expressões auto-explicativas como "Aniversário de Fabiana - 25 Set 2001.mpg". O programa MovieMaker também grava o cd. Basta clicar no botão Create CD, na tela principal, e indicar os arquivos. Mas o aplicativo não oferece todas as opções existentes num programa mais especializado. Se você usar somente o MovieMaker, a tarefa chegou ao fim aqui. No entanto, você pode querer experimentar, por exemplo, os recursos do Nero.

Neste programa, a seqüência para gerar um disco VCD é a seguinte. Acione File/New e, no menu vertical da tela que se abre, escolha Video CD. Clique no botão New. Surge a janela Video1, que mostra a estrutura de diretórios necessários ao disco no padrão VCD. Na janela File Browser, localize os arquivos MPG com os videoclipes e arraste-os para a área em branco da janela Video1. Mova os arquivos para deixá-los na ordem em que devem figurar no disco.

Agora, acione o botão Write CD para os ajustes finais. Na tela que surge, clique na orelha Menu. Ligue o item Enable Menu. Isso lhe permitirá criar uma página inicial com um menu de acesso aos clipes do cd. Na linha Background Picture, clique no botão Browse e indique uma imagem para compor o fundo do menu. No campo Header Text, digite um título para o cd. Em Footer Text, inclua outra informação qualquer, como seus créditos: "Produzido por Fulano". Clique em Preview First Page para ver como será essa página. No menu, os títulos assumem os nomes dos arquivos. Eis porque sugerimos o uso de nomes auto-explicativos.

Concluídos os ajustes, coloque um disco virgem no drive de CD-RW e clique no botão Write para queimar o VCD. Esse disco será tocado em aparelhos de DVD. Também poderá ser usado no computador, mas o sistema não reconhece VCDs de modo automático. Para exibir vídeos, localize no CD o diretório Mpegav, no qual estão arquivos DAT, que são na verdade os MPG. Abra o Windows Media Player ou outro tocador de mídia e arraste para ele um arquivo DAT. Você vai assistir ao clipe, sem menu, em 352 por 240 pixels. Além disso, terá de carregar um DAT de cada vez. Para ter mais comodidade, instale um software leitor de VCD. Um exemplo, gratuito, é o X-VCD Player: http://www.xequte.com/download/xvcd.exe

Agora, você vai dizer: e como fica o processo se eu já tenho uma placa capturadora de vídeo e não uso o MovieMaker? Se o programa que você tem gera arquivos MPEG-1 ajustados para Video CD, ótimo. Digitalize os vídeos e use o Nero para produzir o VCD. Mas, se seu programa captura vídeos em AVI, você ainda tem trabalho pela frente. Use o programa TMPGEnc para converter o AVI para um MPG compatível com VCD. Como já vimos, a conversão também é necessária, mesmo quando o arquivo é MPEG-1 genérico, por causa dos ajustes específicos para VCD.

"Com o programa TMPGenc aberto, clique sobre o botão Load, entre na pasta Templates de programa e selecione o arquivo VídeoCD (NTFS).mcf.
Em vídeo Source, clique em Browse, selecione o arquivo e depois pressione Start para iniciar a vonversão".

Volte ao processo normal e use o Nero para obter seu disco de vídeo. E fim de conversa.

OUTRAS DICAS ::
1 - Paravocê gravar as fotos de seu hd para VCD, existe um ótimo programinha para este fim que é o Pix Play, pena que é um programinha Sherware, seu uso é apenas por trinda dias, depois você terá que comprá-lo. Atualmente custa em torno de US$ 19,00. Mais vale muito apena. Pois ele lhe além de gravar suas fotos com vários efeitos, você ainda pode inserir sons, gravar sua voz etc. Confira, fazendo download do site (www.xequte.com.com)

2 - Outro bom Capturador de Video e o VIRUTAL DUB. Ele permite que você Misture arquivos AVI, ASF e MPEG em um só arquivo AVI. Você poderá aplicar vários filtros de imagem, o audio poder ser extraído ou inserido e você pode cortar um pedaço do AVI sem precisar recomprimir. Peque aqui o seu Virtual Dub.

* Veja como capturar vídeo com o Virtual Dub. Ou dicas de como fazer suas Edições neste magnífico programa.

ENTENDA O FORMATO MPEG4