"E a batalha
apenas começou |
Sunday
Bloody Sunday
Seconds
New Year's Day
Like A Song...
Drowning Man
The Refugee
Two Hearts Beat As One
Red Light
Surrender
"40"
Sunday Bloody Sunday |
Domingo
Sangrento Domingo Garrafas
quebradas sob os pés das crianças |
Sunday Bloody Sunday trata de um dos problemas mais importantes da Irlanda. A guerra entre a supremacia de católicos e protestantes., o nome foi inspirado em um dos conflitos que foi assim denominado pela impressa. Na verdade a guerra possui muito mais questões políticas do que realmente uma diferença religiosa, a religião é muito mais uma desculpa para se realizar o conflito. Na primeira estrofe Bono declara a sua insatisfação com o conflito e mostra que não quer apenas saber de sua existência e ficar parado."Eu não posso acreditar nas notícias de hoje eu não posso cruzar meus braços e deixar isso passar, quanto tempo precisamos cantar esta canção.." . No seguir da música é declarado todo o ambiente de um conflito, a dor e o medo causado nas pessoas como pode ser visto em "Há muitos perdedores mas me conte quem venceu, a trincheira está encravada nos nossos corações..." ;"... quando fato é ficção e TV realidade, nós bebemos e comemos enquanto amanhã eles morrem...". Próximo do final Bono mostra como a guerra cegou as pessoas e as desviou para um caminho vergonhoso em "A batalha real apenas começou, clamar a vitória, Jesus venceu e um Sangrento, Domingo Sangrento". Os irlandeses brigam por religião enquanto a verdadeira resposta é Jesus Cristo, Ele venceu a batalha real, a batalha contra a morte. O dia de sua vitória foi no Domingo da ressureição.
Seconds |
Segundos Para
onde você vai agora... |
Esta canção possui uma das marcas registradas da banda, contém uma mensagem do retorno de Cristo em misto com uma destruição de uma bomba atômica. O início demonstra uma rápida despedida "Leva um segundo para dizer tchau..." No início da outra estrofe há um questionamento sobre o destino das pessoas com a despedida "Para onde você vai agora" seguida de um fenômeno que pode ser visto por todos "Flashes luminosos pelo céu, leste a oeste faça ou morra'. No próximo verso é onde Bono faz um paralelo com a Bíblia "Como um ladrão na noite...", no evangelho é relatado que Cristo descreveu a sua volta como um ladrão que chega a casa durante a noite, sem ninguém a espera. No seguir da música Bono fala de como as potências atuam manipuladas "São as marionetes que puxam as cordas", e faz o conectivo com a bomba atômica "Empurre o botão e puxe a tomada... e eles estão fazendo a bomba atômica". Músicas com um conteudo deste tipo estão presentes em vários dos trabalhos do U2, eles conseguem declarar isto de várias maneiras diferentes.
Two Hearts Beat
As One |
Dois
Corações Batem Como Um |
Mais uma vez Bono fala da situação entre católicos e protestantes na Irlanda, no início ele demonstra que não pretende escolher um lado na questão "Eu não sei de que lado eu estou" ou quem está certo ou errado "Eu não sei minha direita da esquerda, ou meu direito do errado". Bono no próximo verso declara que as pessoas o consideram um tolo por não tomar partido no conflito e Bono fala também que se seguir a Deus for considerado uma bobeira pelos outros ele não irá se importar "Eles dizem que sou um bobo, que não sou nada, mas se eu sou um bobo por você. Oh isso é alguma coisa". Na outra estrofe ele também faz uma declaração interessante "Esta o amor fora de moda, ou é um momento do ano, estão estas palavras distraindo das palavras que gostaria de ouvir", Bono questiona o verdadeiro sentimento que as pessoas deveriam guardar e pergunta se isso é um "momento do ano" provavelmente se referindo a momentos como o Natal e a Páscoa e ele sabe que essas reflexões levam as pessoas a conclusões nada agradáveis(palavras que gostaria de ouvir).
40
I will sing, sing a new song How
long to sing this song? He
set my feet upon a rock I
will sing, sing a new song |
40 Eu
cantarei, cantarei um cântico novo Quanto
tempo cantar esta canção? Ele
colocou-me os pés sobre uma rocha Eu
cantarei, cantarei um cântico novo |
Essa canção
do U2 foi praticamente extraida do 1º 1/4 do Salmo número 40 da
Bíblia, para informação o livro de Salmos é um
livro de louvores a Deus escrito por Davi o então Rei de Israel. Alguns
boatos também dizem que Adam, o único membro do U2 que não
se declara cristão, não desejou tocar o baixo na gravação
desta música, ficando o baixo a cargo de The Edge.
Bono Vox costuma dizer que os Salmos são o blues da Bíblia,
pois ele ve Davi clamando e muitas vezes chorando por Deus.
Também tem destaque na música a frase "Quanto
tempo cantar esta canção?"
que veio de outro Salmo o de número 6 no versículo 3, logo vem
a mente nesta frase a primeira música deste álbum Sunday
Bloody Sunday, onde a mesma frase é utilizada, talvez seja Bono
clamando a Deus por quanto tempo ele terá que ver a guerra na Irlanda.
Microdicas Home Page