A causa mais comum desse cenário são problemas no adaptador de vídeo. Tente os procedimentos a seguir, em ordem. Se as instruções no primeiro procedimento não resolverem o problema, tente o procedimento seguinte.
Reinstale o driver de vídeo
Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Iniciar Gerenciador de Tarefas.
Clique na guia Processos, depois em explorer.exe e por fim em Finalizar Processo.
Clique em Arquivo e depois em Nova Tarefa (Executar).
Na caixa de texto Abrir, digite explorer.exe e clique em OK.
Clique no botão Iniciar , digite gerenciador de dispositivos na caixa de pesquisa e, nos resultados da pesquisa, clique em Gerenciador de Dispositivos.
Clique duas vezes em Adaptadores de vídeo, clique com o botão direito do mouse no seu dispositivo de vídeo, clique em Atualizar Driver e siga as etapas no assistente exibido.
Importante
Após a reinstalação do driver, talvez você precise reiniciar o computador para concluir a instalação. Talvez também precise reajustar a resolução da tela para a configuração anterior.
Se essas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário fazer mais nada. Caso contrário, siga para o próximo conjunto de etapas.
Verifique se há problemas com o Registro
Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Iniciar Gerenciador de Tarefas.
Clique na guia Processos, depois em explorer.exe e por fim em Finalizar Processo.
Clique em Arquivo e depois em Nova Tarefa (Executar).
Na caixa de texto Abrir, digite explorer.exe e clique em OK.
Clique no botão
Iniciar , digite regedit na caixa de pesquisa e, nos resultados da pesquisa, clique em regedit.exe.
Procure a seguinte chave do Registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon
Clique para selecionar a chave WinLogon e, no painel à direita, clique em Shell. O valor de Shell na coluna Dados deve ser explorer.exe. Se o valor de Shell não for explorer.exe, clique duas vezes em Shell; em seguida, no campo de texto Dados de valor, digite explorer.exe e clique em OK.
Feche o editor do Registro e reinicie o computador.
Se essas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário fazer mais nada. Caso contrário, siga para o próximo conjunto de etapas.
Inicie o computador no modo de segurança e execute a Restauração do Sistema
Clique no botão Iniciar , clique na seta próxima a Desligar e clique em Reiniciar.
Tente uma destas opções:
Se o seu computador tiver apenas um sistema operacional instalado, mantenha a tecla F8 pressionada enquanto o computador é reinicializado. Você deve pressionar o F8 antes de o logotipo do Windows aparecer. Se o logotipo do Windows aparecer, tente novamente, esperando até o prompt de logon do Windows aparecer e desligando e reiniciando o computador.
Se o seu computador tiver mais de um sistema operacional, use as teclas de seta para destacar aquele que você deseja iniciar no modo de segurança e pressione F8.
Na tela Opções de Inicialização Avançada, use as teclas de seta para destacar Modo de segurança e pressione Enter.
Faça logon no computador com uma conta de usuário que tenha direitos administrativos. Quando o computador estiver no modo de segurança, você verá as palavras Modo de Segurança nos cantos do monitor.
Clique no botão Iniciar , digite "restauração do sistema", na caixa de pesquisa, clique em Restauração do Sistema e clique em Avançar.
Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.
Selecione um ponto de restauração de quando o computador funcionava como o esperado, clique em Avançar e em Concluir.
Reinicie o computador normalmente.
Se essas instruções resolverem o problema, não será necessário fazer mais nada. Se não funcionar, tente repetir as instruções e selecionar um ponto de restauração anterior (se houver). Se isso ainda não resolver o problema, entre em contato com o fabricante do computador ou com a assistência técnica.