Tela fica preta quando inicia o Windows 7

A causa mais comum desse cenário são problemas no adaptador de vídeo.

Tente os procedimentos a seguir, em ordem. Se as instruções no primeiro procedimento não resolverem o problema, tente o procedimento seguinte.

Reinstale o driver de vídeo

  1. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Iniciar Gerenciador de Tarefas.

  2. Clique na guia Processos, depois em explorer.exe e por fim em Finalizar Processo.

  3. Clique em Arquivo e depois em Nova Tarefa (Executar).

  4. Na caixa de texto Abrir, digite explorer.exe e clique em OK.

  5. Clique no botão Iniciar Imagem do botão Iniciar, digite gerenciador de dispositivos na caixa de pesquisa e, nos resultados da pesquisa, clique em Gerenciador de Dispositivos.
  6. Clique duas vezes em Adaptadores de vídeo, clique com o botão direito do mouse no seu dispositivo de vídeo, clique em Atualizar Driver e siga as etapas no assistente exibido.

Importante

Após a reinstalação do driver, talvez você precise reiniciar o computador para concluir a instalação. Talvez também precise reajustar a resolução da tela para a configuração anterior.

Se essas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário fazer mais nada. Caso contrário, siga para o próximo conjunto de etapas.

Verifique se há problemas com o Registro

  1. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Iniciar Gerenciador de Tarefas.

  2. Clique na guia Processos, depois em explorer.exe e por fim em Finalizar Processo.

  3. Clique em Arquivo e depois em Nova Tarefa (Executar).

    Na caixa de texto Abrir, digite explorer.exe e clique em OK.

  4. Clique no botão Iniciar Imagem do botão Iniciar, digite regedit na caixa de pesquisa e, nos resultados da pesquisa, clique em regedit.exe.
  5. Procure a seguinte chave do Registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon

  6. Clique para selecionar a chave WinLogon e, no painel à direita, clique em Shell. O valor de Shell na coluna Dados deve ser explorer.exe. Se o valor de Shell não for explorer.exe, clique duas vezes em Shell; em seguida, no campo de texto Dados de valor, digite explorer.exe e clique em OK.

  7. Feche o editor do Registro e reinicie o computador.

Se essas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário fazer mais nada. Caso contrário, siga para o próximo conjunto de etapas.

Inicie o computador no modo de segurança e execute a Restauração do Sistema

  1. Clique no botão Iniciar Imagem do botão Iniciar, clique na seta próxima a Desligar e clique em Reiniciar.
  2. Tente uma destas opções:

    • Se o seu computador tiver apenas um sistema operacional instalado, mantenha a tecla F8 pressionada enquanto o computador é reinicializado. Você deve pressionar o F8 antes de o logotipo do Windows aparecer. Se o logotipo do Windows aparecer, tente novamente, esperando até o prompt de logon do Windows aparecer e desligando e reiniciando o computador.

    • Se o seu computador tiver mais de um sistema operacional, use as teclas de seta para destacar aquele que você deseja iniciar no modo de segurança e pressione F8.

  3. Na tela Opções de Inicialização Avançada, use as teclas de seta para destacar Modo de segurança e pressione Enter.

  4. Faça logon no computador com uma conta de usuário que tenha direitos administrativos. Quando o computador estiver no modo de segurança, você verá as palavras Modo de Segurança nos cantos do monitor.

  5. Clique no botão Iniciar Imagem do botão Iniciar, digite "restauração do sistema", na caixa de pesquisa, clique em Restauração do Sistema e clique em Avançar. É necessário ter permissão do administradorSe você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.
  6. Selecione um ponto de restauração de quando o computador funcionava como o esperado, clique em Avançar e em Concluir.

  7. Reinicie o computador normalmente.

Se essas instruções resolverem o problema, não será necessário fazer mais nada. Se não funcionar, tente repetir as instruções e selecionar um ponto de restauração anterior (se houver). Se isso ainda não resolver o problema, entre em contato com o fabricante do computador ou com a assistência técnica.