Placa Mãe
Clic nos nomes indicados na Placa-mãe para saber mais sobre o hardware.
click para saber click para saber click para saber click para saber click para saber click para saber click para saber click para saber click para saber

A Placa mãe é a principal placa do seu microcomputador. Ela é responsável por acomodar o processador e realizar sua comunicação com todos os demais periféricos. Cada processador precisa de uma placa-mãe especialmente desenhada para ele, pois, devido as diferenças em sua arquitetura, cada um possuem "necessidades" diferentes. Cada processador possui um número diferente de contatos, opera com uma voltagem diferente e precisa de um conjunto de circuitos de apoio especialmente para ele.

As placas-mãe são produzidas atualmente em algumas versões diferentes. São elas:

AT, BABY AT, LPX, ATX e NLX.

AT

As placas AT são um pouco mais antigas e são assim conhecidas por terem um tamanho muito semelhante ao da placa usada no microcomputador IBM AT original, com 30 cm de largura por 35 cm de profundidade.

BABY AT

Como o nome leva a deduzir,é uma versão de tamanho reduzido da placa-mãe padrão AT original. Essa redução foi possível com miniaturização de muitos componentes internos.

LPX

As placas padrão LPX possuem uma característica que as torna facilmente indentificável: Possui uma placa "em pé" que se encaixa em uma conexão específica da placa principal. Nesta placa é encaixada as demais placas do computador.

ATX

A placa ATX, projetada pela Intel em 1995, é uma mistura dos padrões Baby AT e LPX e, pouco a pouco tornou-se padrão de mercado. Essas placas exigem um gabinete maior que os utilizaados pelos padrões AT e Baby AT. Além disso, usam conectores elétricos de alimentação, conectores de mouse e de teclado diferentes dos usados pelo Baby AT.

NLX

A placa-mãe NLX é muito recente e foi criada para microcomputadores que usam processadores Pentiun III e 4. Este design agrupa os melhores cursos do ATX e do LPX.

 

As placas-mãe também possuem alguns componentes internos que as diferenciam, como:
o Chipset, o Bios, o Cache L2 e o Encaixe do Processador.

Chipset é o componete mais importante da placa-mãe, pois é ele quem comanda todo o fluxo de dados entre o processador, as memórias e os mais componentes.

Bios (Basic Imput Output System) comtém as primeiras instruções de software do sistema e está mais intimamente ligado ao hardware. É emcarregado de reconhecer os componentes de hardware instalados, dar o boot e prover informações básicas para o funcionamento do mcrocomputador.
Ele é gravado em um pequeno chip instalado à placa mãe.
Quando iniciamos o sistema o Bios conta com a memória disponível, identifica os dispositivos Plug and Play instalados e realiza uma checagem geral do componentes. Este procedimento é chamado de POST (Power On Self Test). Sòmente após o POST é que o BIOS entrega o controle do microcomputador ao Sistema Operacional.

Cache L2 é um tipo de memória muito mais rápida que a memória RAM, que fica encapsulada na placa-mãe. Por ser mais rápida, também é bem mais cara. Por isso a quantidade de Cache L2 disponívaeis nas placas varia entre 256KB e 2MB. A função do Cache é ler (e armazenar) os dados que o processador tende a necessitar durante seu processamento. Isso evita desperdício de tempo e, principalmente, recurso do sistema, ao buscar disco ou na memória RAM tais dados.

Encaixe do Processador também conhecido como soquete, é o compartimento onde o processador é comodado. As placas-mãe mais antigas tinham seus processadors encaixados em um soquete que exigia alguma força para inserí-los ou removê-los. Outras placas simplesmente tenham o processador soldado a elas.

"A partir do micros 486, foi criado em novo tipo de encaixe para processador, chamado de ZIF (Zero Insertion Force). Ele possui uma alavanca que fixa ou libera o processador com muita facilidade."

Existem variações do soquete ZIF que vão do socket 1 ao Socket 8, cada qual com uma especificação ou número de pinos difetentes.
Além desses, foi criado ainda o encaixe no padrão Slot 1 (utilizados pelos microcompudadores Pentium II e Pentium III, Slot 2 (uzado pelos Pentium II e Pentium III Xeon), Slot A (também conhecido como Socket 462 utilizado nas duas primeiras versões do AMD Athon mais recentes e por todos os AMD Duron), além do Socket 370 (usados pelos Celeron), Socket 423 (usado pelo Pentiun 4, conditione Willamante) e Socket 478 Pentiun 4, conditione Northwood, e Celerom, conditione Tualatin.

Os principais fabricantes de placas-mãe (ASUS, Intel, FIC, PC Chips etc.) utilizam os encaixes do processador específicos dependendo do uso que se dará ao microcomputador.

 

Pentium III & Pentium II Motherboard (slot1 / Socket 370)
Pegue aqui o manual de sua placa mãe PCchips