Configuração do Sistema através do MSCONFIG

Pouquíssima gente conhece um utilitário muito interessante chamado Utilitário de Configuração do Sistema, ou simplesmente Msconfig, que vem "escondido" no sistema operacional. Através desse utilitário você é capaz de modificar de forma rápida, fácil e segura as principais configurações do sistema, sem precisar mexer nos arquivos de configuração (Config.sys, Autoexec.bat, Win.ini, System.ini e Msdos.sys) nem tampouco no Registro do Windows, que, com certeza são um bicho de sete cabeças para a maioria dos usuários.

Para executar o Msconfig, basta chamá-lo através do comando Executar do menu Iniciar. A primeira tela do programa (guia Geral) apresenta informações sobre como o Windows será carregado, muito útil para quando você estiver tendo problemas ao carregar o Windows. Através desta tela você pode desabilitar o carregamento de qualquer um dos arquivos de configuração do sistema durante o boot (como o Config.sys e o Autoexec.bat, por exemplo), ou então forçar a resolução padrão 640x480x16 cores ou ainda forçar o modo de compatibilidade para o disco rígido.

Você também pode fazer um backup dos arquivos de configuração do Windows através da guia Geral do programa, podendo restaurá-lo depois através do próprio Msconfig. Essa opção é muito útil e recomendada para todos, pois, caso você altere alguma configuração erroneamente, poderá a qualquer momento recuperar a cópia de backup dos arquivos de configuração.

Já nas guias Config.sys, Autoexec.bat, System.ini e Win.ini você poderá facilmente configurar cada um desses arquivos de configuração do Windows, de maneira bastante fácil e segura.

E, na guia Iniciar, você poderá desabilitar os softwares que são carregados automaticamente pelo sistema. Diversos softwares, após instalados na máquina, passam a ser executados automaticamente, como o Norton Utilities, o ICQ, o Real Player e diversos outros. São aqueles softwares que ficam minimizados no canto inferior direito, perto do relógio. Acontece que muitas vezes você não quer que esses softwares sejam carregados automaticamente e, dependendo do fabricante do software, ele não coloca no programa uma opção para interromper o seu carregamento automático. Inclusive o carregamento de software automático sobrecarrega o micro, tornando-o mais lento. Por isso, a não ser que o software que está sendo carregado automaticamente seja essencial para o seu trabalho, recomendamos que você faça com que ele não seja mais carregado. Note que o SystemTray, o LoadPowerProfile e o ScanRegistry (estes dois últimos só são encontrados no Windows 98) fazem parte do sistema e não devem ser removidos.

msconfig
Figura 1: Removendo software automático através do Msconfig.

O Msconfig também traz atalhos para os principais pontos de configuração do micro: Painel de Controle, Gerenciador de Dispositivos, Impressoras, Vídeo, Multimídia e Fontes. Esses atalhos estão disponíveis através de seu menu Exibir.


Conheça mais sobre o MSconfig

Voltar ao menu principal