M U L T I M Í D I A

  1. RECURSOS DA MULTIMÍDIA
  2. COMO ASSISTIR TV EM UM PC
  3. COMO LIGAR UM TV EM UM PC
  4. COMO CONTROLAR SEU PC COM VOZ
  5. COMO CONVERTER ARQUIVOS JÁ GRAVADOS
  6. COMO USAR O MICROFONE
  7. COMO USAR O GRAVADOR DE SOM
  8. COMO USAR O CD-PLAY
  9. COMO MISTURAR OS SONS
  10. COMO ATIVAR O AUTO-PLAY
  11. COMO ATIVAR O AUTO-RUM
  12. MELHORANDO A QUALIDADE SONORA
  13. CADASTRANDO SEUS CD'S
  14. CAPTANDO SONS DE FILMES NO WINDOWS
  15. CAPTANDO MÚSICAS DIGITALIZADAS
  16. RESOLVENDO PROBLEMAS NA SAIDA DE ÁUDIO
  17. RESOLVENDO PROBLEMAS COM O MICROFONE
  18. RESOLVENDO PROBLEMA DE DISTORÇÃO NAS CAIXAS
  19. PERSONALIZANDO SONS NO WINDOWS
  20. CONTRLANDO VOLUME DA BARRA DE TAREFAS
  21. CONTROLANDO O TAMANHO DO VÍDEO
  22. ESCOLHENDO LETRA PARA O DRIVER CD-ROM
  23. KARAOKÊ NO SEU PC
  24. EFEITOS ESPECIAIS
  25. GRAVANDO ARQUIVOS SONOROS
  26. PROBLEMAS COM SUA PLACA DE SOM
  27. CONHEÇA MELHOR SUA PLACA DE SOM
  28. LIGUE SEU PC NA TV COM "DVI"
  29. TUDO SOBRE DVD NO SEU MICRO

    DÚVIDAS? consulte nosso dicionário Técnico !!!


1 - OS RECURSOS DA MULTIMÍDIA

A Multimídia é formada por dois recursos principais: vídeo e áudio. O Windows 95 gerência esses recursos através de configurações específicas, controladas a partir do ícone multimídia do Painel de Controle. Pode acessá-lo, faça assim:
1 - Clique no botão Iniciar e depois em Configurações. Vá em Painel de Controle e, na janela que surgir, clique sobre o ícone multimídia.
2 - A janela que se abre dá acesso à todas as configurações de áudio e vídeo do seu Windows.
Acompanhe agora as dicas de configuração. Todas elas se referem a esta janela.





20 - CONTROLE DE VOLUME NA BARRA DE TAREFAS

Ao ser instalado, o Windows 95 coloca, automaticamente, na barra de tarefas, o ícone de um alto falante. Ao clicar sobre este ícone, você ativa o controle de volume. Se, por algum problema, o ícone desaparecer, faça assim para habilitá-lo. Abra o Painel de Controle, clique em multimídia e, na janela que aparece, selecione a aba Áudio. Então habilite a opção "Mostrar controle de volume na barra de tarefas". Caso não queira que o alto falante fique sempre visível, basta desabilitar essa mesma opção.








21 - TAMANHO DO VÍDEO

Muitos jogos e programas têm vídeos que são exibidos durante a abertura, ou até mesmo durante a execução. Geralmente as sequências de vídeo são exibidas em um tamanho reduzido. Entretanto, é possível escolher em que tamanho executar os vídeos. A configuração padrão do Windows permite que o vídeo seja mostrado no tamanho original. Mas, é possível "forçar" um pouco para que os vídeos sejam executados em qualquer tamanho. Siga os passos: 1- Abra o Painel de Controle, clique em multimídia e depos selecione a aba Vídeo. Observe que existe um campo chamado janela. 2- Esse campo determina o tamanho da janela em que o vídeo será exibido. Escolha um tamanho (usando a seta para baixo, ao lado da opção janela) e depois, clique em Aplicar. 3- Se preferir é possível executar todos os vídeos em tela cheia. Para isso, basta selecionar o campo Tela Cheia na mesma pasta. ATENÇÃO: essas Configurações não alteram o tamanho de todos os vídeos, mas apenas daqueles que são executados através de controles do Windows 95.






6 - COMO USAR O MICROFONE

Muita gente não usa o microfone no computados por não saber qual é a sua utilidade, ou porque não sabe como ligá-lo. O microfone tem diversas aplicações. Por exemplo, em cursos de idioma multimídia, como o Fale Já da Editora Europa, o microfone e usado para o aprendizado da pronúncia. Você fala uma palavra e depos compara sua pronúncia com a correta fornecida pelo programa. Com o microfone dá também para fazer brincadeiras gravando sua voz no micro e depois aplicando alguns efeitos. Veja como fazer para colocar seu microfone para funcionar.
1- Primeiro, conecte o microfone ao computador. Isso é feito na parte traseira do gabinete. Localize a placa de som (ela deve Ter um cabo conectado aos alto-falantes), procure uma saída chamada MIC e conecte o seu microfone a ela.
2- Agora, dê um duplo clique sobre o ícone do controle de voluma, localizado ao lado do relógio, na barra de tarefas.
3- Na janela que aparece, clique no menu Opções e depois em Propriedades. Verifique que você pode ajustar o volume de gravação e reprodução. Recomendamos dar uma ajustada em ambos.
4- Ecolha qual o volume deseja ajustar, marcando uma das opções e na lista "Mostrar os seguintes...", marque o microfone e dê OK.
5- Ajuste, o volume do microfone. Se a opção "Sem áudio" estiver selecionada, desabilite-a Agora é só falar próximo do microfone que sua voz será reproduzida nos alto-falantes.





7 - O GRAVADOR DE SOM

Como dissemos (em como usar o microfone), com o microfone instalado dá para fazer algumas brincadeiras gravando sua voz e aplicando alguns efeitos. O Windows 95 já traz um programa específico para isso, é o Gravador de som. Para acessá-lo, clique em Iniciar, depois em Programas e vá até Acessórios . Dentro da pasta Multimídia clique sobre o ícone do Gravador de som. É possível gravar qualquer coisa: desde a sua própria voz até CDs que você estiver escutando ou uma música no formato MID. Tudo é gravado em um arquivo de formato WAV. Siga os passos para usar o gravador.
1- Escolha o que você quer gravar. Se for um CD de música, coloque-o dentro da gaveta. Caso seja sua voz, apenas certifique-se de que o microfone esteja corretamente instalado (ver dica anterior)
2-Abra o Gravador de som. Inicie a gravação clicando no botão com uma bola vermelha. A seguir, aperte o Play no CD ou comece a falar. Para interromper o processo, basta clicar no botão com um quadrado.
3- Para ouvir o resultado, clique no botão Play (uma seta preta para a direita)
4- Depois para gravar o arquivo, basta clicar em Arquivo e depois em Salvar. Digite um nome e clique em OK.
WAV - vem de Wave (onda, em inglês). É um formato de arquivo sonoro do Windows que pode Ter escelente qualidade, mas ocupa muito espaço em disco.
MID - é abreviação de Musical Instrumental Digital Interface. É um formato de gravação digital para instrumentos musicais. Diferente do WAV, aqui são gravadas as sequências de notas musicais de cada instrumento separadamente. Portanto , em música padrão MIDI não existe voz, só instrumentos. Geralmente kos arquivos MID ocupam menos espaço que o WAV.



23 - EFEITOS ESPECIAIS

Esta é a parte mais interessante. Adicionar efeitos especiais às suas gravações. O gravador de som tem seis efeitos diferentes que podem ser usados. Depois de gravar o som, abra o meu Efeitos e escolha qualquer uma das opções. Basta clicar sobre ela que já será possível perceber uma mudança no som gravado. Um efeito bem divertido é o de eco. Para aplicá-lo, escolha o ítem Adicionar eco dentro do menu Efeitos. Lembre-se: depois de aplicar o efeito, para ouvir o resultado, basta clicar no botaão Play (a setinha preta). Se gostar, grave novamente o arquivo seguindo o último passo da dica anterior.






8 - COMO USAR O CD PLAYER

Os CDs de áudio são uma boa opção para ouvir músicas, enquanto se trabalha no computador. O próprio Windows traz um programa chamado CD Player, que pode ser usado. Basta colocar o CD de áudio na bandeja e, se o recurso Auto Play do Windows estiver habilitado, automaticamente a música começará a tocar. Caso o seu PC não esteja com o Auto Play configurado, será preciso acionar o CD Player. Vá até o grupo Multimídia do botão iniciar e clique sobre o ícone do CD Player. Aparece um janela com vários botões. Passando com o mouse sobre cada um deles, dá para saber para o que servem: reprodução, pause, avanço.... Além disso, clicando no menu Opções dá para mudar o tipo de execução. Colocar em ordem aleatória, por exemplo.




13 - CADASTRANDO OS CD'S

O CD Player tem um recurso que permite a você cadastrar os CDs de música. Dá para gravar o título do CD e também o nome das músicas. Assim, toda a vez que o CD cadastrado for inserido na bandeja o programa fará o reconhecimento, carregando todas as informações que você cadastrou. Faça assim para cadastrar um CD:
1- Coloque o CD no drive e abra o CD Player, Clique no menu Disco e selecione Editar Lista de Reprodução ... Uma janela será aberta.
2- Os campos Artista e Título já podem ser preenchidos diretamente.
3- Para cadastrar o nome de uma música, selecione a faixa correspondente a ela, na lista Faixas disponíveis. Digite o nome da música no campo ao lado do botão Definir nome.
4- Quando terminar, clique em Definir nome. Para digitar na sequência, todas as faixas, basta ir clicando no botão Definir nome.
5- Clique em OK e os dados serão gravados. Dá próxima vez que ouvir o CD as informações serão restauradas.





12 - A QUALIDADE SONORA

Um grande inconveniente ao gravar algum som no computar é o tamanho dos arquivos WAV gerados. Entretanto, existe uma forma para contornar esse problema: você pode escolher com que qualidade sonora gravar esses arquivos.
No Windows existem três tipos de qualidades diferentes, pré-configuradas:
Telefone, Rádio e CD. A qualidade telefone é a pior, mas ocupa menos espaço em disco. A CD é a melhor e, portanto, a que mais consome espaço. A qualidade rádio fica entre as duas. A escolha de qual tipo utilizar vai depender da aplicação do som. Só para se Ter uma idéia, arquivos com um minuto de gravação no padrão CD chegam a ocupar até 10 Mbytes. Siga os passos abaixo para mudar a qualidade de gravação:
1- Dentro do Grador de Som, clique em Editar e depois vá em Propriedades de áudio.
2-Procure pelo campo "qualidade Preferencial"e escolha o tipo de qulidade que desejar. Depois dê OK. Pronto, se quiser virificar as diferenças de qualidade e tamanho, grave dois arquivos com qualidades diferentes e depois ouça-os.






9 - COMO MISTURAR SONS

Já pensou em fazer uma espécie de karaokê no seu computador? O Windows permite fazer mais do que isso. Dá até para gravar você cantando a música ou misturar alguns sons. Primeiro vamos explicar como misturar sons. A forma mais fácil de fazer isso (ou como profissionais falam, mixar) é usando o próprio Gravador de som. Para isso, siga os passos:
1- Grave separadamente dois sons que deseje misturar (se não souber como, siga a dica O Gravador de som)
2- Mantenha um dos arquivos abertos. Clique no menu Editar e depois vá em Mixar com Arquivo...
3- Selecione o outro arquivo que será mixado e clique em OK. Pronto. Agora á só ouvir o resultado.


24 - KARAOKÊ NO PC

É isso mesmo.
Veja como brincar de Karaokê usando o computador. É claro que existem programas específicos para isso, mas utilizando sòmente os recursos do Windows 95 já dá para se divertir. Vamos explicar da forma mais simples:
1- Verifique se o microfone está ligado corretamente (se não souber como fazer, veja a dica Como usar o microfone).
2- Abra o controle de volume, através do ícone na barra de tarefas. Regule o volume do microfone e o da música (você pode usar um CD para fornecer a música, por exemplo). Deixe o volume do microfone maios que o do CD.
3- Dê Play no CD de música, usando o CD Player e comece a cantar. Claro, que o ideal seria Ter somente o instrumental da música, mas regulando os volumes você obtém um resultado bem legal.
4- Se quizer gravar use os recursos do Gravador de som já explicados. O arquivo resultante já sairá com a sua voz.







10 - COMO ATIVAR O AUTO PLAY

Abra "Meu computador", clique em "Exibir" depois selecione "Opções de Pasta", clique em "Tipos de Arquivo", "Áudio CD".No campo ações escreva "REPRODUZIR" , depois clicle em "definir como Padrão". Clique em EDITAR, Certifique-se que nos campos Acão esteja escrito "R&reproduzir" E em Aplic.Usado "C:\Windows\Cdplayes.exe/Play ", dê OK, Definir como Padrão e em seguida feche as janela seu CDPLAY esta pronto a iniciar automaticamente.





11 - COMO ATIVAR O AUTO RUN

Clique em "Meu computador" com o direito no mause. Depois em "Propriedades" Na aba Gerenciador de Dispositivos, aplique um duplo clique sobre o drive CD-ROM. Selecione aguia Configurações, e no quadro apresentado, marque o quadro Notificação Dispositivos, aplique um clique duplo sobre o drive CD-ROM. Selecione a guia de Auto-Inserção. É preciso reiniciar o computador.
* O CD-ROM, vem com um programa (Autotun.inf) que provoca a execuão do programa MAIN.EXE existente no AUTOEXEC.BAT do windows. Caso não funcione abra o CD Rum e dê um clica duplo no MAIN.EXE que provavelmente funcionará normalmente.







16 - NÀO SAI SOM DOS CDs DE ÁUDIO

Execute o programa Media Player (iniciar/programas/Acessórios/Multimídia)e verifique se seu menu Dispositivo existe a opção CD Audio. Caso não exista, remova o item CD-ROM do Gerenciador de Dispositivos e reinicialize o computador. O drive de CD-ROM será detectado, e o item CD Audio passará a fazer parte do menu Dispositivo do Media Player.
Se o CD Audio está presente neste menu e mesmo assim não sai som, aplique um clique duplo sobre o alto-falante da barra de tarefas e coloque no máximo o potenciômetro relativo ao CD Audio. Verifique se a opção Sem audio para este ítem está desmarcada.
Se nada disso adiantar, é possível que exista um erro na conexão interna entre o drive de CD-ROM e a placa de som. Um cabo de áudio é fornecido juntamente com a placa de som e deve ser ligado entre o conector Audio Out na parte trazeira do drive de CD-rom, até a entrada CD Audio na placa de som.






17 - NÀO CONSIGO USAR O MICROFONE

Verifique se o microfone está realmente conectado na entrada MIC da placa de0 som. A outra entrada sonora (Line IN) não é adquada a este tipo de conexão, apesar de seu conector ser idêntico ao do microfone. Checar se os sons do microfone estão habilitados para gravação, atravéz do Mixer (Opções/Propriedades e marque o ítem Gravar. Na lista "Mostrar os seguintes controles de volume" verifique se o microfone esta marcado. Clique OK, e o quadro de controle de volume passará a Ter incluído um controle para o microfone, Atue sobre o potenciômetro destizante existente neste quadro colocando-o no valor máximo. Marque o quadro Selecionar localizado sob o controle do microfone. Feche o quadro de controle de volume e teste se agora as gravações funcionam, usando por exemplo, o programa Gravador de Som. Se os sons gravados ficarem ligeiramente distorcidos, atue novamente sobre o controle de volume, regulando o microfone entre 50% e 70% do valor máximo. Usando o Creative Mixer, clique sobre o botão Recording Controls. O quadro assumirá um aspecto diferente, indicando apenas os dispositivos que podem fornecer som para gravação. Selicione o alto-falante, que deve ficar com um ponto vermelho indicado. Atue sobre o potenciômetro do volume e feche o Mixer.






18 - OS SONS DAS CAIXAS ESTÃO COM MUITA DISTORÇÃO

Na parte trazeira da placa de som, você encontrará duas saídas sonoras:Line Out e Speaker Out. Ligue as caixas de som so Speaker Out. Você terá desta forma um som auto e de boa qualidade, mesmo usando caixas de som sem amplificação. O controle de volume dese ser feito pelo Mixer do Windows (clique sobre o pequeno alto-falante na barra de tarefas), ou então pelo programa Mixer que acompanha a sua placa de som. Ao colocar o volume em ate 70% do máximo, não ocorrerá distorção. Acima deste valo, a distorção será perceptível. Se suas caixas de som possuem amplificação, deixe o volume do Mixer em torno de 50% e regule o volume diretamente nas caixas de som.





14 - COMO CAPTAR SONS DE FILMES E USAR NO WINDOWS

Você precisará usar a entrada Line-in, existente na parte traseira da placa de som. Esta entrada serve para conectar um plug P2 estéreo. Junto com a placa de som, você deve Ter recebido um cabo que possui em uma extremidade, um Plug P2 estéreo, do mesmo tipo que pode ser ligado à entrada Line IN da placa de som.
Na outra extremidade deste cabo, existem dois plugs RCA. Podem ser ligados na saída Áudio OUT de um aparelho de videocassete, ou mesmo da emissora de TV que está sendo sintonizada, Chegarão à placa de som. Para gravar esses sons, use os mesmos programas que você normalmente usa para gravaar pelo microfone: o gravador de Som que acompanha o Windows, ou então o Soundo'LE, que acompanha as placas Sound Blaster.
Note entretanto que para permitir a gravação de sons que entram pelo Line IN, é preciso habilitar esta entrada sonora. Aplique um clique duplo sobre o alto-falante da barra de tarefas, e será apresentado um quadro de controle de volume. Use o comando (Opções/Propriedades), e no próximo quadro apresentado, marque as opções Gravar e Line-IN, e clique em OK. Posicione o potenciômetro relativo ao Line IN em cerca de 70% do seu valo máximo (se for deixado próximo a 100%, poderá ocorrer distorção sonora). Marque também o quadro Selecionar, logo abaixo do potenciômetro.
Se preferir, pode habilitar os sons do Line IN através do programa Creative Mixer.







19 - COMO PERSONALIZAR OS SONS DO WINDOWS

Isto é feito atravéz do comando Sons do Painel de Controle. Lá teremos acesso a uma lista de eventos do Windows, sendo que para cada um deles podemos usar o botão procurar, e especificar um arquivo WAV com o som desejado.












5 - COMO CONVERTER O FORMATO DE ARQUIVOS JÁ GRAVADO

Isto é feito através do editor para arquivos sonoros no formato WAV fornecido pela Sound Blaster (CD-ROM). Entre seus vários comandos, encontramos o Convert Format. Usando o Wave Studio, abrimos o arquivo sonoro cujo formato queremos alterar, usamos o comando Modify Format, e o terminar, salvamos o resultado. É bastante útil converter um arquivo sonoro de grande tamanho para outro formato mais simples, visando reduzir o espaço ocupado em disco. Por exemplo converter um som digitalizado de 16 bits. Para 8 bits; a qualidade será a mesma.








4 - CONTROLANDO SEU PC COM A VOZ

Existem programas que monitoram a voz do usuário, a partir do microfone, reconhecempalavras ( a partir de amostras previamente gravadas) e executam comandos de acordo com a voz do usuário. Muitas placas Sound Blaster são acompanhadas do programa Voice Assist, com o qual podemos comandar o computador por voz.








14 - COMO CAPTURAR MÚSICAS DIGITALIZADAS DE CD'S

Você poderá encontrar, alguns programas capazes de ler músicas das trilhas de CDs de áudio e gravar o som captado em arquivos WAV. Esses arquivos podem posteriormente serem editados. Desta forma é possível por exemplo cortar pequenos trechos de suas músicas prediletas para sonorizar os eventos do Widows.
Vá ao site
http://www.shareware.com
e procure por termos como CD Player, CD capture ou CD Grabber. Um dos programas que atende à finalidade é o GOACD11.ZIP. Depois de fazer o dowload e descompactá-lo, você encontrará, entre outros arquivos, o seu executável, que é o GO_AUDIO.EXE. Trata-se de um utilitário para MS-dos (procure, pois você poderá encontrar também utilitários para Windows que desempenham a mesma função). Apesar de ser um utilitário para MS-DOS, o GO_AUDIO é bastante versátil. Além de ser usado para capturar músicas, podendo usálo com CD Player. No menu principal encontramos o comando Export to WAV file.
Apesar das músicas serem armazenadas no CD em 16 bits, 44 kHz e estéreo, podemos especificar qualquer outro formato, visando gerar um arquivo de tamanho menor. Ao invés de capturarmos a música inteira (default), podemos opcionalmente especificar um trecho da música, bastando especificar o seu início e final.
Caso seu computador não tenha problema de memória e, espaço no seu disco rígido, você pode capturar a música inteira e editá-la posteriormente usando, por exemplo, o programa Wave Studio, que acompanha as placas Sound Blaster.







22 - ESCOLHENDO A LETRA DO MEU DRIVE DE CD-ROM

No Gerenciador de Dispositivos, selecione o CD-ROM e no seu quadro de propriedades, selecione a guia Configurações. Lá você encontrará os campos Letra inicial da unidade e letra final da unidade Para fazer com que seja usada, por exemplo, a letra H, programe ambos os campos com H.

No modo MS-DOS, o acesso ao drive de CD-ROM é controlado pelo programa MSCDEX.EXE, normalmente utilizado no arquivo AUTOEXEC.BAT ou no DOSSTART.BAT. Adicione à sua linha de comando o parâmetro /L para indicar a letra a ser usada.
Por exemplo, para fazer com que o drive de CD-rom opere como H, usamos:

MSCDEX.EXE /D:MSCD000 /L:H






2 - COMO ASSISTIR TV EM UM PC

O caminho mais fácil é adquirir um PC já equipado com placa receptora de
TV em PAL-M. Caso o PC não possui tal recurso, existem duas soluções:
A primeira (e mais recomendável) é adquirir uma placa SVGA equipada com
circuitos de recepção de TV.
A Segunda forma é manter a placa SVGA original e instalar uma Segunda
placa, especializada apenas na recepção de TV. Esse método não é recomendável, pois nem todas as placas SVGA permitem este tipo de conexão.
Os fabricantes de placas receptoras de TV apresentam em geral uma lista
de modelos de placas SVGA que permitem a conexão com o seu produto.






3 - COMO LIGAR UM TV EM UM PC

Um método simples é adquirir um conversor VGA/TV. É ligado diretamente na
placa VGA, no ponto onde deveria estar ligado o monitor, e possui em geral duas saídas, sendo uma para o monitor e outra para a TV. A maioria desses pequenoa aparelhos fornecem saída de vídeo composto na NTSC. Neste caso, podem ser ligados diretamente na entrada de víder composto de um TV.
Se a sua TV tiver entrada de víder composto padrão PAL-M, será preciso
adquirir um transcodificador NTSC/PAL-M, ou então optar pelo conversos VGA/TV que já possua saída em PAL-M. Se a TV a ser usada não possuir entrada para vídeo composto, deve ser adquidiro um modulador de vídeo composto para RF, ou então optar por um adaptador VGA/TV que j[a possua saída em RF (ou seja, para ligação na antena). Você pode encontrar portanto, sinais de vídeo em 4 formatos:
  • Vídeo composto NTSC
  • Vídeo composto PAL-M
  • RF em NTSC
  • RF em PAL-M

Outro modo de ligar um PC em uma TV é optar por uma placa SVGA que já possua saída para TV.

Uma placa de vídeo que possui este recurso é a Trident 3D PC2TV.



25 - GRAVANDO ARQUIVOS SONOROS