TUTORIAL - Criando um pendrive bootável com o YUMI


multiboot


Este tutorial é para aqueles técnicos e curiosos que, ao invés de ter um CD/DVD para cada sistema operacional (o que seria uma case enorme) e também já prevendo que estas mídias possam ser danificadas com o tempo e quando você mais precisar, essa desgraçada estará arranhada e não funcionará...



O objetivo é criar um pen drive ou cartão de memória capaz de ser inicializado como boot e tornar um instalador do sistema operacional de sua preferência (BSD, Linux, Windows…), depois usar o dispositivo para instalar esses sistemas, sem precisar carregar “500 Cds” para isso.

O programa que utilizaremos é o Yumi,  com uma interface muito simples. Para fazer o download, basta clicar no link abaixo:

DOWNLOAD DO YUMI

Com o pen drive conectado em sua máquina (ou cartão de memória),você vai executar o YUMI. OBS: Ele NÃO será instalado no seu sistema, apenas executado e utilizado nesse momento para tornar seu dispositivo bootável e após ser fechado, fica como se nunca tivesse sido usado.

yumi 01
Ao executar, aparecerá a seguinte tela:
yumi0002
Essa tela apresenta termos e condições de uso, além de alguns avisos e pergunta sobre a aceitação desses termos. Para confirmar, basta clicar no botão que está marcado em vermelho na foto.
O próximo passo é escolher qual unidade será usada para se tornar bootável. Nesse momento, é necessário que você saiba exatamente em qual unidade que o seu pen drive/cartão de memória está, pois caso contrário, poderá ocorrer algo inesperado.
Em casos que você não sabe qual a unidade do seu dispositivo, abrir a pasta Computador que está no menu iniciar  ou apertar as teclas Windows + E e verificar qual é a letra que indica o seu dispositivo.
Escolha a unidade correta, clicando no local indicado na foto.

yumi 0004

Depois  é a hora de escolher o sistema que vai ser instalado. Quem optar pelo WINDOWS (que está no finalzinho da lista) vai precisar ter a IMAGEM (de preferência .ISO) do sistema operacional no computador. Caso não tenha essa IMAGEM, pode fazer a partir de um CD ou fazer download na Internet.
Na escolha de alguma opção de Linux, poderá marcar uma caixinha ao lado (vide foto) e o próprio programa direcionará para o download do seu sistema. Caso tenha a ISO no computador (o que é bem melhor), você pode deixar essa opção desmarcada e seguir o procedimento!

yumi 0006

Para escolher a ISO, basta clicar no botão mostrado na foto:

yumi 00007
Uma tela será apresentada ao clicar,  onde você terá que navegar pelas pastas e apontar o arquivo de imagem do S.O. que deseja instalar.

Localize-o em meio aos seus arquivos e pastas e selecione.

yumi 0009

Selecionando a ISO correta, ao lado do botão browser, aparecerá o nome da ISO em verde.
>>>>Muita atenção é necessária aqui para não errar. <<<<<
Seu dispositivo precisa estar corretamente formatado e pode ser inserido o instalador pelo Yumi , sem a necessidade de reformatá-lo… mas se precisar, marque a caixa indicada na foto:

yumi 00011

Ao marcar a caixa indicada na foto, você informa para o Yumi “formatar o seu dispositivo antes de instalar o S.O”, ou seja, tudo que tem dentro desse pen drive ou cartão de memória será deletado.
Depois é só clicar em Create , Ok e aguardar o processo que em alguns casos (Pcs bem antigos) pode demorar bastante.

Quando terminar você terá a chance de apertar o botão Next >(Próximo). Clique nesse botão…

yumi 00012

Após  “Next” aparecerá um tela perguntando se você quer adicionar mais alguma imagem de S.O. , se você quer colocar outro Sistema Operacional no mesmo pen drive (isso sem apagar o recém colocado) . Quem quiser adicionar mais algum, vá em frente  e caso não, basta clicar em “No” e encerrar o procedimento.

Com o Yumi conseguimos colocar vários sistemas diferentes em um mesmo pen drive/cartão, para poder escolher ao iniciar a instalação. Isso torna possível com um único dispositivo instalar o Linux, Bsd e Windows, por exemplo, e facilita muito nossas atividades.

Uma grande dica a ser dada é que ao inserir uma imagem de um Linux que tem a propriedade de LiveCD, você torna o seu dispositivo em um LivePendrive ou LiveCard podendo rodar o sistema operacional diretamente do PEN DRIVE ou CARTÃO.

Para dar o boot é importante ressaltar que o pendrive é reconhecido na maioria das BIOS como sendo um novo HD, portanto para coloca-lo como opção de boot é importante procurar a opção de “ordem de discos” ou “prioridade de discos” e coloca-lo no “topo”. Geralmente essas opções vem como “Hard Disk Boot Priority”

yumi 014

Caso o seu dispositivo já apareça na lista de boot, não precisa mudar a prioridade dos discos, bastando apenas coloca-lo na primeira opção.

Ao carregar pelo Yumi você verá a seguinte tela:

yum 0014

(Pode ser que tenha opções a mais ou a menos)
Sempre a primeira opção o levará ao boot pelo HD do computador e pulará o uso do pen drive.

Caso você tenha instalado alguma versão do Windows, ou várias delas, elas aparecerão em uma opção descrita como “other system distribuctions” ou “Other Operational System” ou algo parecido. Clique  nessa opção que aparecerá os itens relacionados a instalação do Windows.

O Yumi também fornece a possibilidade de instalar algumas ferramentas de diagnóstico e antivírus que não foram tratados nesse tutorial, mas que fica a critério de conhecimento de você leitor.

Espero que tenham gostado e que possam aproveitar essa fantástica ferramenta.

Voltar ao menu principal