PARA SABER MAIS

JUMPERS

Pequenas peças que funcionam como contacto elétricos

BIOS

Programa armazenado em uma memória ROM, responsável por várias tarefas, entre elas a inicialização do computador.

CONTROLADORAS

CONTROLADORAS DE DISCO

Essas placas são equipamentos que conectam seus discos à plca-mãe, permitindo a comunicação de dados.
Existem dois padrões de controladoras de disco no mercado:
IDE (Integral Drive Eletronics) - São as mais utilizadas; mais baratas e ligeiramente mais rápida.

SCSI (Smal Computer System Interface) Oferece vantangens se o seu micro for um Servidor de Rede. Esta controladora aceita até 15 dispositivos conecatados a ela em placas SCSI de 16 bits ou 7 de 8 bits, contra 2 dispositivos suportados pela IDE.O cabo SCSI pode ter até três metros de comprimento.

CONTROLADORAS DE INTERRUPÇAÕ

interrupção são os pedidos de atenção feitos por periféricos no processador. Todos os processadores da INTEL têm apenas uma entrada para interrução e, com isso necessitam de um circuito chamado contolador de interrupções.
Exisistem dois controladores de interrupções. Cada um é capaz de gerenciar até oito pedidos de interrupção.

INTERFACES ON BOARD

São soldados diretamente no CPU; Há vários tipos de memórias que se dividem em dois grupos
Dram (Dinâmica)
SDRAM (Estática) - Mais rápida, mais cara, menos densa

PORTAS

Servem para estabelecer conexões; AS PORTAS DE COMUNICAÇÃO.
Dividem em tres grupos:
Portas Paralelas: São as mais lentas ( impressoras, scanners etc...)
Portas Seriais: Um pouco mais rápidas (Fax Modens externos...)
Portas USB : São o que há de mais moderno em termos de conectividade de equipamentos a microcomputadores. Elas permitem que se conecte até 127 dispositivos diferentes em uma única porta, atravéz de um equipamento chamado HUB (um pequeno equipamento que recebe outros equipamentos conectados até ele) para que possam dividir a mesma porta.
Dram (Dinâmica)
SDRAM (Estática) - Mais rápida, mais cara, menos densa

BARRAMENTOS

São uma espécie de vias de tráfego de dados, atravéz das quais o processador pode se comunicar com os demais componentes do computador.

BARRAMENTEO LOCAL

O principal barramento do micro é o Barramento Local, a via de comunicação que conecta o processador aos circuitos primordiais da placa mãe: a memóriaRAM, a memória cache e o chipset. Camamos de chipset ao conjunto de circuitos integrados de apoio existentes na placa-mãe.

BARRAMENTO DE EXPANSÃO
BARRAMENTO ISA

O primeiro barramento de expansão a aparecer foi o ISA ( 8 e 16 bits)

BARRAMENTO MCA

Apenas como referência histórica, de modo que comprendamos o que ocorria na época dos 386, quando foram lançados, a IBM decidiu não mais produzir computadores de arquitetura aberta. Nenhum outro fabricante a (ou seja, não-IBM) poderá utilizar

BARRAMENTO EISA

O novo padrão com arquitetura aberta criado chamava-se EISA (Extended Industry Standard Archiqecture). Totalmente compatível com o antigo ISA e com características de barramento de dados de 32 bits, de endereços de 32 bits e frequência de operação de 8 MHz.

BARRAMENTO VLB

O barramento VLB (VESA local Bus) é formada pelos fabricantes de interfaçe de vídeo, a fim de definir padronização, por exemplo, a Super VGA.

BARRAMENTO PCI (Periferal Component Interconnect)

A Intel resolveu criar o seu própio padrão de barramento de periféficos, o PCI. Este simplesmented "matou" os barramentos EISA e VLB. O barramento ISA continua sendo utilizado pra manter compatibilidade com periféricos antigos e que sejam lentos, como a placa de som e a placa fax modem. Existem vários modelos PCI.Podendo diferenciá-los de acordo com o tamanho de seu barramento de dados. O que pode ser de 32 ou 64 bits e com frequência de operação máxima de 33 ou 66 MHz.

BARRAMENTO AGP

Para aumentar a velocidade de vídeo, a Intel liderou a indústria de um novo barramento chamado AGP, que permite a uma interface de vídeo comunicar-se deiretamente com a memória RAM do micro. Em vez de armazenar dados mais complexos na memória do vídeo.
SETUP
Todas as placas de CPU possuem um circuito conhecido, chamado CMOS. A CMOS faz parte de outro chip da placa de CPU (VLSI), por isso o temo CHIP CMOS. No CMOS existem dois circuitos independentes.
Um relógio permanente
Uma pequena quantidade de Memória Ram

CMOS SETUP

Para que o disco rígido seja reconhecido pela CPU, precisamos declarar seus parâmetros pricipais no CMOS SETUP.
CYLN : Número de cilindros
HEAD :Número de cabeças
SECT: Número de setores
O progama SETUP nada mais é do que uma sucessão de perguntas de múltipla escolha, para as quais são forneciad as resposta pois alguns fabricantes de placas oferecem opção de Auto Configuração.

PARTICIONAMENTO E FORMATAÇÃO LÓGIA

Para que um segundo disco rígido funcione é preciso que seja feito particionamento atravéz do FDISK.EXE
aO EXECUTARMOS O fdisk, do Windows é apresentada uma tela na qual é pergunado se queremos FAT32. Respondemos SIM. A seguir é mostrado uma tela. Quando existe mais de um disco presente, o menu principal do FDISK apresenta a opção 5, que é usada para indicar qual é o disco rígido que será particionado.

INTERRUPT REQUEST - (IRQ para o processador)

A interrupção é uma operação de hardware na qual o processador suspende provisoriamente a execução de um programa para atendimento de um determinado evento. Existem diversos dispositivos que necessitam interromper o processador. Esta suspensão na maioria dos casos é inferior a um milionésimo de segundo.

Nas placas CPU existem controladores de interrupção, atravéz da qual são requisitados as requisições de interrupção. (Interrupt Request, ou IRQ) para o processador. Nos PCs modernos esses circuitos fazem parte do Chipset.

* A interface do teclado, para avisar que o usuário pressionou um tecla
* A interface paralela, para avisar que ocorreu algum problema com a impressora
* A interface serial, para indicar que terminou de transmitir ou receber um byte
* A interface de drives, para avisar que terminou a leitura ou gravações solicitada
* Mesma coisa para o disco rígido.

B A T E R I A S

TROQUE A BATERIA DE SUA PLACA MÃE COM SEGURANÇA

Toda placa-mãe do PC possui uma bateria. Essa bateria serve para duas coisas: alimentar a memória de configuração (também chamada CMOS) e alimentar o relógio de tempo real do micro (relógio que marca a data e a hora).

Quando o micro começa a apresentar alguma das seguintes mensagens de erro quando você liga o micro, significa que está na hora de trocar a bateria da placa-mãe: CMOS CHECKSUM FAILURE, CMOS BATTERY STATE LOW, CMOS SYSTEM OPTIONS NOT SET e CMOS TIME AND DATE NOT SET. Outra situação que indica que a bateria está fraca é quando você atualiza o relógio do micro, ele funciona bem enquanto o micro está ligado, mas quando você liga o micro no dia seguinte ele está com a hora errada (relógio atrasando).

A bateria da placa-mãe pode ser construída com três tecnologias distintas: Níquel-Cádmio (NiCd), NVRAM (Non-Volatile RAM) e Lítio (Li).

1 - Bateria de Lítio     2 - Bateria de Níquel-cádimio     3 - Bateria NVRAM