Título: Particionamento e formatação do disco rígido - Capítulo II

 

Devido às suas limitações, a Fat 16 é completamente inadequada aos discos modernos. Para particionar um disco de 8 Gigabytes em Fat 16, por exemplo, teríamos que dividi-lo em 4 partições. A Fat 32 permite superar estas limitações, permitindo partições de até 2 terabytes (1 terabyte = 1.024 Gigabytes) e clusters de apenas 4 Kbytes em partições menores que 8 GB. O tamanho dos clusters usando a Fat 32 varia de acordo com o tamanho da partição:

Tamanho da partição

Tamanho do cluster

Menor do que 8GB

4 KB

De 8 GB a 16 GB

8 KB

De 16 BG a 32 GB

16 KB

Maior do que 32 GB

32 KB

 

A Fat 32 não é compatível com o Windows 95 antigo, apenas com sua versão OSR/2 ou com o Windows 98. Caso você tente instalar o Windows 95 antigo em um disco formatado em Fat 32, receberá uma mensagem de erro, pois o sistema não conseguirá acessar o disco.

Depois de escolher qual sistema de arquivos será usado, chegamos ao menu principal do Fdisk, onde nos deparamos com 5 opções:

A primeira opção, "Criar uma partição ou uma unidade lógica do DOS", permite criar partições no disco.

A segunda, "Definir uma partição ativa", permite determinar a partição através da qual será dado o boot. Sem definir uma das partições do disco como ativa, não será possível dar boot através do HD.

A terceira, "Excluir uma partição ou unidade lógica do DOS", permite excluir partições criadas anteriormente. Deletando uma partição, serão perdidos todos os dados nela gravados.

A quarta opção, "Exibir informações sobre as partições", gera um relatório informando sobre todas as partições que existem no disco.

E finalizando, a quinta opção, "Alterar a unidade de disco fixo atual", permite, no caso de você possuir mais de um disco rígido instalado, escolher qual será particionado.

Como pretendemos particionar e formatar o disco rígido, a fim de instalar o sistema operacional, podemos começar pela primeira opção. Escolhendo-a você chegará a um novo menu com três novas opções: "Criar uma partição primária do DOS", "Criar uma partição estendida do DOS" e "Criar unidades lógicas na partição estendida do DOS". Para retornar ao menu anterior basta pressionar Esc.

A partição primária será a letra C:\ do seu disco rígido, e será usada para inicializar o micro. O Fdisk permite a criação de uma única partição primária. Para particionar o disco rígido em duas ou mais partições, deverá ser criada também uma partição estendida, que englobará todas as demais partições do disco.

Dividir o disco rígido em várias partições traz algumas vantagens, como a possibilidade de instalar vários sistemas operacionais no mesmo disco e organizar melhor os arquivos gravados. Eu, por exemplo, estou usando um disco de 2,6 GB, dividido em três partições. Como uso tanto o Windows 98 quanto o Windows NT, esta organização é bem útil, pois permite usar uma partição para o Windows 98 e seus programas, outra para o Windows NT e reservar a última para guardar arquivos em geral. Até pouco tempo atrás, existia uma quarta partição, onde estava instalado o Linux, agora instalado em um HD à parte.

Do ponto de vista do sistema operacional, cada partição é um rígido distinto, aparecendo inclusive com uma letra diferente, sendo uma partição completamente independente da outra.

O uso de mais de uma partição traz também uma segurança um pouco maior. Usando duas partições (C e D), uma para o sistema operacional e os programas instalados, e outra para arquivos, por exemplo, você poderia até mesmo formatar a partição C destinada ao sistema operacional, que os seus arquivos continuariam intactos na partição D. Esta divisão traz também uma proteção maior contra a ação de vírus, pois, como muitos apagam apenas os dados da unidade C, seus arquivos estariam mais protegidos em uma unidade distinta.

 

Capítulos deste Manual: 1 | 2 | 3 | 4 | 5