Título: Particionamento e formatação do disco rígido - Capítulo III

Criando a partição primária

Você pode particionar o disco como uma única unidade, ou dividi-lo em duas, três ou mais unidades lógicas, de qualquer maneira, será necessário criar uma partição primária, caso contrário não seria possível inicializar a máquina através do HD.

Para criar a partição primária no disco, escolha a primeira opção do menu anterior. O Fdisk fará um rápido teste no disco rígido e em seguida perguntará se você deseja que a partição primária ocupe todo o disco e se torne a partição ativa. Se você optou por particionar o disco em uma única unidade, bastará responder "Sim". Novamente o Fdisk realizará um rápido teste e todo o disco será particionado com uma única partição. Neste caso, nosso trabalho no Fdisk estará completo, bastando que você pressione Esc duas vezes para sair do programa. Será exibida uma nova mensagem, pedindo que você reinicie o micro para que as alterações feitas no disco possam entrar em vigor. Pressione Esc novamente para sair do programa, e reinicie a máquina antes de formatar o disco.

Após reiniciar o micro, se você tentar acessar a unidade C, se deparará com a mensagem: "Falha geral lendo unidade C, Anular, Repetir, Falhar?". Isto acontece pois o Fdisk não formata o disco rígido, sua função é apenas estabelecer as partições e o sistema de arquivos a ser usado por cada uma, sendo necessário executar o bom e velho Format para formatar logicamente o disco rígido antes de poder utilizá-lo.

A sintaxe do comando Format é "Format" seguido de um espaço e da letra da unidade a ser formatada. Para formatar a unidade C:, por exemplo, basta usar o comando "Format C:"

O parâmetro /s indica que, após a formatação, serão copiados para o disco os arquivos de inicialização, tornando a unidade bootável. A sintaxe neste caso seria FORMAT C: /S. O uso do parâmetro /S é indiferente, pois os arquivos de inicialização serão copiados para o disco ao instalar o Windows de qualquer forma.

Ser-lhe-á perguntado se você realmente deseja formatar a unidade e, respondendo sim, a formatação será iniciada. Quanto maior for seu disco, mais tempo a formatação demorará. Um disco muito grande pode leva mais de uma hora para ser formatado.

Ao final da formatação, você terá a opção de nomear a unidade. Este será apenas um nome fantasia que inclusive poderá ser alterado posteriormente através do Windows Explorer, clicando com o botão direito do mouse sobre a letra do disco e acessando o menu de propriedades, e em nada afetará o funcionamento do disco. Escolha um nome qualquer ou simplesmente tecle Enter para que o disco não receba nome algum, e o seu disco estará pronto para ser usado.

 

Dividindo o disco rígido em várias partições

Para dividir o disco rígido em duas ou mais partições, a partição primária deverá ser criada ocupando apenas uma parte do disco rígido. Para isso, ao criar a partição primária, responda "não" quando o Fdisk lhe perguntar se você deseja usar o tamanho máximo disponível para uma partição do DOS.

Você deverá então, apontar qual será o tamanho da partição primária em Megabytes, ou qual será a porcentagem do disco que ela ocupará. Na foto, foi criada uma partição primária ocupando metade do disco.

Será apresentada uma nova tela informando que a partição foi criada com sucesso, e que 50% do espaço do disco rígido ainda está disponível para criar novas partições.

Após a partição primária, devemos criar uma partição estendida usando o restante do espaço do disco, pois o Fdisk permite a existência de uma única partição primária. Esta partição estendida englobará todas as demais partições do disco. Retorne ao menu principal do Fdisk, escolha novamente a opção "Criar uma partição ou uma unidade lógica do DOS" e em seguida a opção "Criar partição estendida do DOS".

Será perguntado qual será o tamanho desejado para a partição estendida. Simplesmente pressione Enter para que ela seja criada usando todo o restante do espaço disponível em disco. Será novamente exibida a tela de informações, indicando que agora o disco possui, além da partição primária, uma partição estendida, e que agora todo o espaço disponível foi ocupado.

Após criar a partição estendida, falta dividi-la em unidades lógicas. Após pressionar Esc, o Fdisk exibirá a mensagem de que nenhuma unidade lógica foi definida, e pedirá para que seja informado o tamanho em Megabytes ou porcentagem da partição estendida a ser ocupado pela partição lógica.

Para que a unidade lógica ocupe todo o espaço da partição estendida, basta pressionar Enter. Se você desejar mais que duas partições no disco, basta que a unidade lógica seja criada ocupando apenas uma parte do espaço da partição estendida. Neste caso, após criar a partição, o Fdisk informará que ainda existe espaço livre e dará a opção de criar mais uma unidade lógica. Será permitido criar novas unidades até que a partição estendida seja totalmente ocupada.

 

 

 

Capítulos deste Manual: 1 | 2 | 3 | 4 | 5